.

Dados municipais

Santana do São Francisco é um município brasileiro do estado de Sergipe.

Os primeiros ocupantes da região foram os Holandeses, que vieram no final do século XVII, disfarçados de Jesuítas, em busca de ouro e de pau-brasil, permanecendo na terra até serem expulsos pelos Portugueses.

Após a expulsão dos Holandeses, em meados de 1730, começaram a chegar os primeiros colonizadores da região.

Não existem registros históricos do processo de evolução local até o início do século XX, quando Pedro Gomes passou a terra ao seu filho, o Capitão Belarmino Gomes da Silva Dias, fundador da Fazenda Carrapicho.

Esta fazenda consistia de vastas terras, limitadas pelo Rio São Francisco, que recebeu esta denominação pela grande concentração de vegetação, cujos pequenos frutos com espinhos ou pêlos, aderem facilmente à vestimenta do homem, nos pés descalços e ao pêlos dos animais.

Posteriormente, as terras e lagoas passaram, em sucessão, aos herdeiros, que assumiram as atividades exploratórias da lavoura.

O surgimento dos primeiros artefatos manuais com barro, deu-se pela facilidade de trabalhar aquele tipo de solo, bem como pela necessidade, por parte da família dos empregados da fazenda, de utensílios domésticos.

A emancipação política se deu em 1989 quando o povoado Carrapicho desmembrou-se do Município de Neópolis passando a se chamar Santana do São Francisco.

em construção

Localiza-se a uma latitude 10º17'28" sul e a uma longitude 36º36'29" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.289 habitantes.

Possui uma área de 47,22 km².

...

Distribuição da Estrutura Administrativa Municipal